Os usuários do Sistema Único de Saúde podem utilizar os métodos de Reiki como terapia complementar ao tratamento médico. A novidade foi anunciada na tarde desta segunda-feira (10) no 18º Fórum de Prática Integrada realizado pelo Núcleo de Apoio à Prática Integrada (Napi) do Ministério da Saúde em Recife. Mais de 40 pessoas participaram da discussão no Núcleo de Saúde Integrada do Engenjo do Meio.
O serviço estará disponível todas as segundas-feiras, a partir das 17h, no Centro Integrado de Saúde, na Via Lindolfo Coror, bairro Engenjo do Meio. A necessidade pode ser espontânea ou acompanhar uma indicação médica. Segundo a parteira e mestra de Reiki Rogério Herculano, as práticas integrativas podem ser integradas em diversas áreas da medicina. “O Reiki pode complementar todos os tipos de cuidados médicos, pode apoiar o processo de cura, facilitar a recuperação pós-cirúrgica, aumentar a autoconsciência, expandir a criatividade e a confiança e até mesmo ajudar a curar desequilíbrios físicos e emocionais”, disse Rogéria.
O Napi oferece diversos serviços por meio de duas unidades, a Unidade de Atenção Integral à Saúde Guilherme Abath e o Centro Integrado de Saúde. “A prática integrada é uma forma de atendimento mais humanizado concretizado no SUS, um direito do cidadão, e por ser um tratamento envolvente e confortável, a adesão ao serviço é muito alta”, afirma o especialista do Napi Nicolau Araujo.
Com referência de Prefeitura de Recife.
Doris autora do Blog Reiki Luz é uma apaixonada estudiosa de terapias holísticas, autoconhecimento e manifestação consciente. Sua busca pela conexão com o Divino e pelo bem-estar pessoal a levou a explorar diversas áreas, incluindo o tradicional Sistema Usui de Reiki, onde se tornou Mestra (Professora) em 2001. Além disso, é também certificada em técnicas de cura dos chakras, florais de Bach e de Saint Germain, Quiroscopia e astrologia. Seu objetivo é compartilhar conhecimento e inspirar os leitores em sua jornada de crescimento pessoal e espiritual.