Ministério inclui e SUS irá ofertar reiki, biodança, ioga, meditação e outras terapias. 

O Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial da Federação (DOU) na terça-feira, 28 desta semana, que inclui ioga, biodança, meditação e outras 11 alternativas de tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: Arteterapia; Ayurveda; Dança Circular; Musicoterapia; Naturopatia; Osteopatia; Quiropraxia; Reflexologia; Reiki; Shantara; e Terapia Comunitária Integrativa.

De acordo com a Lei, essas 14 atividades fazem parte da Política Nacional de Prática Integral e Complementar. A homeopatia já faz parte desse grupo. Medicina Tradicional Chinesa; Medicina Antroposófica; Plantas Medicinais e Fitoterapia; e Termoterapia Social/Terapia de Rugas.

Um dos objetivos de trazer as 14 práticas para o SUS é “dar ênfase aos saberes populares e tradicionais e às práticas integrativas e complementares”, segundo o texto publicado pelo DOU.

O ministério considerou uma diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) para “incentivar e fortalecer a inserção, reconhecimento e regulamentação dessas práticas, produtos e quem os pratica nos sistemas nacionais de saúde”.

“Neste sentido, (a Organização Mundial da Saúde) atualizou suas diretrizes em linha com o Documento de Estratégia de Medicamentos Tradicionais da OMS”, diz o texto do Diário Oficial.

Segundo o Ministério da Saúde, a medicina tradicional e complementar inclui “abordagens de cuidado e recursos terapêuticos que se desenvolveram e desempenham um papel importante na saúde global”.

Com referências de IstoÉ, Ministério da Saúde.

Blog Reiki Luz
error: O conteúdo está protegido!!